Mil Voos

DICA:

O que é a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil ?

O que é ANAC

Conteúdo do artigo

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é responsável pela regularização, supervisão e fiscalização de tudo o que acontece no Brasil quando o assunto é aviação civil, bem como na estrutura aeronáutica quanto na aeroportuária.

Ou seja, toda e qualquer tipo de regra criada ou alterada, bem como assuntos referentes aos passageiros, é reponsabilidade da ANAC.

E para o passageiro, qual a importância?

Antes de mais nada, entender a relevância é bem simples, como a ANAC é a autoridade máxima nesse setor, é ela quem vai determinar todos os passos das companhias aéreas. Portanto, podemos considerar que você pode entrar em contato com ela quando precisar tratar de assuntos pertinentes como:

  • Atrasos de voo;
  • Cancelamento;
  • Bagagem extraviada;

Assim como muitos outros assuntos, em que você precise de auxilio, te passando a segurança de que os direitos sejam cumpridos.

Como posso fazer uma reclamação na ANAC?

Nesse tópico, iremos falar sobre as reclamações, as quais acontecem quando o passageiro tem alguma insatisfação com algum serviço da companhia, ou assim como a empresa se negar a dar o atendimento devido.

Você pode fazer essas reclamações não só por telefone, mas também pessoalmente e via site, como vamos falar abaixo.

Pessoalmente

Contudo, se você quer ou até mesmo precisa contatá-los por telefone, é possível por meio do Fale com a ANAC, o número é 163 e o atendimento é de domingo a domingo, das 8h às 20h.

Recomenda-se que se tenha em mãos os documentos pertinentes que comprovem a sua situação atual, principalmente protocolos, datas e nomes de pessoas que você teve qualquer tipo de contato na companhia.

Pela Internet

Neste caso você pode entrar no site da agência reguladora .

Quando entrar na página, clique nos três risquinhos que se encontram no canto superior esquerdo a tela, depois vá para Canais de Atendimento e em seguida Fale com a ANAC. Desse modo, você será direcionado a uma página onde você poderá detalhar a sua situação.

Caso você queira reclamar da companhia em específico, pode entrar no portal Consumidor.gov.br. No campo de pesquisa digite o nome da empresa e em seguida entre em “registrar reclamação”

Contudo, vale ressaltar que é bom ter um login criado no gov.br para poder se identificar corretamente ou se preferir pode fazer a reclamação de forma anônima também, porém, ressaltamos que nesse último caso você não consegue acompanhar o processo.

Presencialmente

E por último e não menos importante, cogitamos a reclamação presencial quando tem algum escritório da ANAC ou em sua região, ou até mesmo no aeroporto.

A ANAC possui escritórios nos aeroportos mais movimentados do país, além de sedes pelo país e algumas Representações Regionais ou Núcleos Regionais de Aviação Civil.

Seja como for o quanto antes e mais informações ou documentos você conseguir passar, melhor será para a resolução da sua situação.

Onde encontrar a ANAC?

Sede

Setor Comercial Sul – Quadra 09 – Lote C – Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A (1º ao 7º andar) – Brasília, DF – CEP 70308-200

Representações Regionais

Centro de Treinamento Trainair Plus ANAC: Aeroporto Internacional de Brasília, Setor de Hangares, Lote 4 – Brasília, DF

ANAC Rio de Janeiro: Avenida Presidente Vargas, 850 – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP 20071-001

ANAC São José dos Campos: Rua Dr. Orlando Feirabend Filho, 230 – Centro Empresarial Aquarius – Torre B – Andares 14 a 18 – Parque Residencial Aquarius – São José dos Campos, SP – CEP 12246-190

ANAC São Paulo: Rua Renascença 112 – Vila Congonhas – São Paulo, SP – CEP 04612-010

Núcleos Regionais de Aviação Civil

Brasília: Setor Comercial Sul – Quadra 09 – Lote C – Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A (1º ao 7º andar) – Brasília, DF – CEP: 70308-200

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Belo Horizonte: Av. Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho, 10º andar (Ed. do Banco Central) – Belo Horizonte, MG – CEP: 30170-00

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

São Paulo: Rua Renascença nº 112 – Ed. Office Congonhas – Vila Congonhas – São Paulo, SP – CEP 04612-010

Presença de inspetores: segunda a sexta, das 7h às 20h

Campinas: Aeroporto de Viracopos – Rodovia Santos Dumont, KM 66 – Parque Viracopos – Campinas, SP – CEP 13055-900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Curitiba: Rua Cícero Jaime Bley s/nº Hangar 03 – Aeroporto de Bacacheri – Curitiba, PR – CEP 82515-230

Para mais informações, acesse: Site oficial.

VIVA ESSA EXPERIÊNCIA

Formulário artigos

Buscar no site

Use o campo abaixo para procurar no blog o post de seu interesse.

Categorias

Viva uma experiência única com uma agência especialista em viagens personalizadas.

Nós iremos preparar um roteiro do jeito que você sempre sonhou.

Entre em contato agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VAMOS PLANEJAR SUA PRÓXIMA AVENTURA? 🌍✈️

Que tal personalizar sua próxima viagem com a ajuda dos nossos especialistas?

Nossos consultores estão prontos para encontrar as melhores ofertas e experiências sob medida para você.

Tarifas que cabem no seu bolso, roteiros personalizados e toda assistência que você precisa, a um toque de distância.

Abrir Whatsapp
MIL VOOS
Olá, tudo bem? Gostaria de tirar alguma dúvida?
Fique a vontade para nos contatar. 😊